quinta-feira, 31 de março de 2011

Idéia do professor Tiago para Hortas Escolares e Interdisciplinariedade - Vale a pena conferir

http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2011/03/alunos-de-jundiai-plantam-alimentos-que-consomem-na-merenda-escolar.html
Muitas vezes a intenção de criar uma interdisciplinaridade na escola não passa de pura anestesia burocrática. Mas isso quem muda somos nós. A criação do blog é um ótimo espaço para transpor idéias e fundamental ferramenta de socialização do grupo.
Abaixo estou divulgando uma idéia que pode ser uma boa oportunidade de projeto ambiental.
O link acima mostra a importância da horta escolar na educação que vai muito além de uma simples produção de alimentos. A educação ambiental, no sentido amplo, pode revolucionar a maneira de relação com a natureza e com a saúde em geral.
As fotos acima mostram uma realidade possível para nossa escola, pois da maneira como ela esta planejada pode se localizar no pátio central da escola, onde fica mais visível e atraente para a atenção e interesse de todos.
São hortas pequenas, mas que podem ser muito bem administradas por líderes de turmas. Cada turma (com seu líder) poderia ser responsável por uma destas.
A construção pode ser coletiva e o material reciclado. O que mais se precisa é o empenho em colaborar, e o blog é uma ótima ferramenta para se iniciar.
Desta forma, professores trabalharão interdiciplinarmente, e o objetivo da horta ultrapassará a questã0 da produção de alimentos e será efetivamente um recurso pedagógico para se trabalhar a questão socioambiental.
Segue: Algumas sugestões para trabalhar  interdiciplinarmente a horta escolar:
História: alterações dos meios de produção agrícola, revolução agrícola, agricultura familiar.
Geografia: alterações do ambiente pelas ações antrópicas; tipos de solo, desertificação; impactos das culturas.
Artes: sugerir pesquisa sobre artistas que expressaram os acontecimentos agrícolas ou a natureza por  meios de seus trabalhos (Arcimboldo, Van Gogh, por exemplo).
Matemática: Geometria, consumo de água (pegada ecológica), produtividade (pesos e medidas), proporções utilizando as receitas culinárias.
Química: pH do solo, decomposição da matéria orgânica, fotossíntese.
Física: princípio de Arquimedes aplicados em vasos comunicantes (utilização do tensiômetro), calor, umidade.
Educação Religiosa: religiões que cultuam a natureza.
Lingua Portuguesa: realização de um portifólio com dados contendo: nome do vegetal, tempo de germinação, hábitos do vegetal (sol, sombra, trepadeira, rasteira, aérea etc), utilização medicinal e culinária, e receitas.
Biologia/Ciências: Ecologia Geral, impactos da agricultura, desertificação, e classificação dos reinos.
Educação Física: A importância da boa alimentação na saúde do corpo.
Informática: documentar no blog, através de entrevistas e fotos, o envolvimento dos alunos com a horta.
Um abraço a todos, prof. Tiago

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