http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2011/03/alunos-de-jundiai-plantam-alimentos-que-consomem-na-merenda-escolar.html
Muitas vezes a
intenção de criar uma interdisciplinaridade na escola não passa de
pura anestesia burocrática. Mas isso quem muda somos nós. A criação
do blog é um ótimo espaço para transpor idéias e fundamental
ferramenta de socialização do grupo.
Abaixo estou divulgando
uma idéia que pode ser uma boa oportunidade de projeto ambiental.
O link acima mostra a
importância da horta escolar na educação que vai muito além de
uma simples produção de alimentos. A educação ambiental, no
sentido amplo, pode revolucionar a maneira de relação com a
natureza e com a saúde em geral.
As fotos acima mostram
uma realidade possível para nossa escola, pois da maneira como ela
esta planejada pode se localizar no pátio central da escola, onde
fica mais visível e atraente para a atenção e interesse de todos.
São hortas pequenas,
mas que podem ser muito bem administradas por líderes de turmas.
Cada turma (com seu líder) poderia ser responsável por uma destas.
A construção pode ser
coletiva e o material reciclado. O que mais se precisa é o empenho
em colaborar, e o blog é uma ótima ferramenta para se iniciar.
Desta forma, professores trabalharão
interdiciplinarmente, e o objetivo da horta ultrapassará a questã0
da produção de alimentos e será efetivamente um recurso pedagógico
para se trabalhar a questão socioambiental.
Segue: Algumas sugestões para trabalhar
interdiciplinarmente a horta escolar:
História: alterações dos meios de produção
agrícola, revolução agrícola, agricultura familiar.
Geografia: alterações do ambiente pelas ações
antrópicas; tipos de solo, desertificação; impactos das culturas.
Artes: sugerir pesquisa sobre artistas que
expressaram os acontecimentos agrícolas ou a natureza por
meios de seus trabalhos (Arcimboldo, Van Gogh, por exemplo).
Matemática: Geometria, consumo de água (pegada
ecológica), produtividade (pesos e medidas), proporções utilizando
as receitas culinárias.
Química: pH do solo, decomposição da matéria
orgânica, fotossíntese.
Física: princípio de Arquimedes aplicados em vasos
comunicantes (utilização do tensiômetro), calor, umidade.
Educação Religiosa: religiões que cultuam a
natureza.
Lingua Portuguesa: realização de um portifólio com
dados contendo: nome do vegetal, tempo de germinação, hábitos do
vegetal (sol, sombra, trepadeira, rasteira, aérea etc), utilização
medicinal e culinária, e receitas.
Biologia/Ciências: Ecologia Geral, impactos da
agricultura, desertificação, e classificação dos reinos.
Educação Física: A importância da boa alimentação
na saúde do corpo.
Informática: documentar no blog, através de
entrevistas e fotos, o envolvimento dos alunos com a horta.
Um abraço a todos, prof. Tiago
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