sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dia Mundial da Saúde - 07 de Abril

O dia mundial da saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.
Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia, definição dada segundo a OMS.
É necessário que informações acerca da higiene, doenças, lixões, aterros sanitários, dentre outras, cheguem à população, pois dessa forma o governo faz um trabalho preventivo, melhorando a saúde da população e diminuindo gastos com a saúde pública.
Sendo de responsabilidade dos governantes, a saúde pública deve ser levada a sério tanto pelos municípios, estados e governo federal. Esses devem cuidar de aspectos ligados às suas responsabilidades, capacidades e verbas.
O saneamento básico é um desses aspectos para se manter a saúde de uma população, pois garante que a água tratada chegue até nossas casas e que as redes de esgotos estejam devidamente encanadas, diminuindo os riscos de contaminação por bactérias.
Campanhas de vacinação também é uma forma preventiva de cuidar da saúde das pessoas, pois através delas é possível evitar doenças e epidemias entre as pessoas.
Participar de pequenas associações também é uma forma de buscar informações sobre a manutenção da saúde, pois estas estão diretamente ligadas a governantes, que devem assumir tais responsabilidades; promover discussões e reflexões visando maior amplitude do tema, buscando soluções para manter o saneamento ambiental, garantindo o desenvolvimento social e econômico de um país.
Outra forma de garantir a saúde de um povo é dando-lhes condições dignas de trabalho, a fim de proporcionar ganhos o suficiente para manter uma alimentação de qualidade. Através de uma boa alimentação as pessoas adquirem uma forma saudável de manter a saúde própria, evitando despesas com planos de saúde e remédios.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Dia da Água, Dia do Rim, Dia da Nutrição… essas datas podem soar sem propósito. Mas tem um objetivo muito claro: alertar a população sobre hábitos que melhoram a saúde e consequentemente a qualidade de vida.
Este é o caso do Dia Mundial da Saúde. A data, criada em 07 de Abril de 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), surgiu da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde da população e alertar sobre os principais problemas que podem afetá-la.
  Segundo a OMS, ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, mantendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas em harmonia. Pensando em soluções práticas para o dia a dia, Paulo Maurício Chagas Bruno, superintendente clínico do Hospital viValle selecionou algumas dicas importantes, para serem anotadas na agenda e virarem hábitos para uma vida mais saudável:

Atenção com a alimentação
Quando adotamos hábitos alimentares inadequados, colocamos em risco nossos melhores esforços para controlar o peso e fortalecer nosso corpo. O grande segredo é comer um pouco de tudo, o famoso prato colorido. Elimine da dieta o excesso de gorduras e carnes vermelhas e acrescente cereais integrais, legumes e verduras. Beba muita água, sempre.

Pratique exercícios físicos
Procure fazer pelo menos três caminhadas de 30 minutos por semana. Além de ajudar a queimar calorias, a prática de exercícios regularmente acelera o metabolismo dificultando o aumento de peso. Mas antes de estabelecer esta nova rotina, procure seu médico, para certificar-se que tudo está bem e que você não tem nenhuma restrição.

Lembre-se que fumar é prejudicial à saúde
Fique longe deste vício. No Brasil, cerca de 200 mil mortes por ano estão relacionadas ao tabagismo.

(Por Monique dos Anjos)

A importância de lavar as mãos corretamente

“Lave as mãos!” Quantas vezes você já ouviu falar que a partir de seus pais? Você pode pensar que você é apenas irritante, mas na verdade a coisa mais importante que você pode fazer para evitar adoecer é lavar as mãos.
De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), se você não lavar as mãos com frequência, você pode pegar germes de outras fontes e, em seguida, infectar-se. Você está em perigo cada vez que você tocar seus olhos, nariz ou boca. De fato, uma das formas mais comuns que as pessoas resfriados está esfregando o nariz ou os olhos depois que o vírus tenha chegado a frio em suas mãos.
Se as pessoas não lavam as mãos com frequência (especialmente quando estão doentes), podem espalhar germes directamente para outras pessoas ou em superfícies que tocam outros.

A primeira linha de defesa contra germes

Pense em todas as coisas que você tocou hoje – a partir do telefone para o banheiro. Talvez você esfregou seu nariz e brincava com seu cachorro. Tudo o que você fez, você entrou em contacto com germes. Então é fácil para os germes de sua mão acabarem na sua boca.
Ao lavar frequentemente as mãos da maneira certa, você vai afastar os germes – tais como bactérias e vírus – que você pegou de outras pessoas, através de água e alimentos contaminados, a partir de superfícies contaminados, ou de animais e de resíduos animais.
Você sabia que um número estimado de 1 em cada 5 pessoas não lavam as mãos após usar o banheiro? Em 2005, a Sociedade Americana de Microbiologia fez um levantamento da lavagem das mãos. Eles pediram a pessoas perguntas sobre seus hábitos de lavar as mãos e também assistiram a pessoas em banheiros públicos. Os resultados foram:
  • As pessoas nem sempre lavam as mãos após usar o banheiro – 91% dos adultos dizem que lavam sempre as mãos depois de usar banheiros públicos, mas apenas 83% foram observados fazê-lo.
  • As pessoas lavam as mãos, menos em casa – 83% dizem que lavar as mãos após usar o banheiro em casa. Os germes são germes, e um banheiro é um banheiro.
  • Apenas 32% das pessoas no inquérito disseram que lavar as mãos após tossir ou espirrar. Então é legal que proteja as pessoas ao seu redor, cobrindo sua boca com a mão ao tossir.Mas se você para em seguida chegar a pizza do seu amigo, você poderia muito bem não ter incomodado.
  • Apenas 21% lavam as mãos após o manuseio de dinheiro.
  • Apenas 42% das pessoas no inquérito lavava as mãos depois agarrar um cão ou gato. Você já viu o seu cão rolar em que o cheiro de mistério no parque ou esfregar seu gato contra você depois de usar a bandeja da maca.
E mesmo se você for um bom lavar a mão, seus amigos podem estar abrigando alguns pequenos segredos sujos: Estudantes não lavam as mãos com frequência ou bem. Em um estudo, apenas 58% das mulheres e 48% do sexo masculino médio e estudantes do ensino médio lavaram as mãos após usar o banheiro.

Como lavar as mãos corretamente

Há uma maneira correta de lavar as mãos. Siga estes passos simples para manter as mãos limpas:
  • Use água morna (não fria ou quente).
  • Use o que você gosta de sabão. sabonetes antibacterianos são populares, mas o sabão regular funciona bem. Se você suspeitar que suas mãos tenham entrado em contato com alguém com uma infecção, pense em usar um desinfetante para as mãos de álcool.
  • Esfregue as mãos vigorosamente e esfregar todas as superfícies
  • Enxagúe bem sob água corrente, quente e seque com uma toalha limpa.
  • Em banheiros públicos, considere o uso de uma toalha de papel de puxar o autoclismo e abrir a porta porque banheiro e maçanetas germes porto. Jogue a toalha depois de sair de casa.
Para evitar rachaduras ou pele seca, use um sabão neutro com água morna, em vez de mãos pat seque e aplique uma loção hidratante liberalmente depois.
Quando não há sabão ou água disponível, água ou sabonetes esfoliantes são uma boa alternativa. Eles estão geralmente disponiveis como um líquido, toalhetes, e muitas vezes vêm em tamanhos pequenos de viagem que são perfeitos para se manter em sua mochila, carro, armário, bolsa ou saco de desporto.
Lembre-se que a adequada e frequente lavagem das mãos é a chave para prevenir a propagação de muitas infecções comuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário