Vulcão entra em erupção no Chile; moradores são retirados
Um complexo vulcânico entrou em erupção no sul do Chile, neste sábado, em meio a uma elevada atividade sísmica. Uma névoa de cinzas de vários quilômetros se espalhou pela região, em direção à Argentina, o que levou o governo chileno a remover cerca de 600 pessoas das áreas próximas. A erupção no complexo vulcânico de Puyehue-Cordón Caulle, situado no sul do país, a 920 quilômetros da capital chilena, levou as autoridades a fecharem o posto fronteiriço de Cardenal Samore, o segundo de maior tráfego entre o Chile e a Argentina.
"O processo de remoção das pessoas está em andamento e foi fechada a passagem fronteiriça de Cardenal Samore até amanhã [pelo menos]", disse o chefe do governo da região sulista de Los Lagos, Juan Sebastián Montes.
Antes da erupção, o governo havia ativado um plano de retirada preventiva de cerca de 600 pessoas num raio de 8 quilômetros ao redor do maciço.
Durante a manhã deste sábado foram registrados mais de 60 tremores de magnitude mediana nas imediações da cidade de Puerto Montt, localizada nas proximidades do complexo vulcânico.
O vice-presidente do Chile, Rodrigo Hinzpeter, disse que com essas medidas estão sendo "evitados os riscos, no caso de se produzir uma desgraça maior".
O Chile possui a segunda maior cadeia vulcânica e de maior atividade no mundo, depois da Indonésia.
Em 2008, outro vulcão do sul do Chile, o Chaitén, entrou em erupção e desencadeou uma nuvem de cinzas que alcançou até mesmo a Patagônia argentina, provocando a retirada de milhares de pessoas das cidades próximas.
Entenda os perigos de voar em nuvens vulcânicas
A Grã-Bretanha fechou seus aeroportos após um vulcão emitir muita fumaça cinza para o céu, muitas pessoas ainda não entenderam o motivo disso ter acontecido, em todos os lugares onde tem um vulcão por perto é necessário que se pare todo o trafego aéreo, vamos explicar aqui os motivos desse acontecimento.Segundo estudos os especialistas dizem que essa fumaça cinza é capaz de quebrar as janelas e balançar as estruturas de um avião e até mesmo parar as turbinas causando assim um acidente, o especialista em vulcões da BBC David Rothery disse que se pequenas partículas de um vulcão forem parar dentro das turbinas do avião podem se acumular e derreter partes do motor causado a parada de tal, o que provocaria um acidente.
Um exemplo disso já aconteceu foi no ano de 1982 onde um avião teve suas turbinas travadas pouco tempo depois da decolagem, elas ficaram travadas durantes vários minutos quando o avião foi perdendo a altitude as partículas se condensaram e se soltaram, assim o avião voltou a funcionar. O Boeing British Airways levava 263 passageiros e eles relataram que enquanto passavam pela fumaça cinza viram muitas faíscas passando próximas as janelas e algumas delas acabaram entrando no avião com um cheiro muito forte de enxofre todos eles tiveram de usar máscaras de oxigênio.
Mesmo que não resulte em um grave acidente, esse tipo de problema pode tonar a turbina que passou por isso inutilizável para sempre tendo assim que ser trocada, mesmo que ela volte a funcionar perderá a eficiência causando assim um enorme prejuízo para as companhias aéreas, só o motor é corresponde a um terço do preço da aeronave.
De acordo com Dougal Jerram que é um geólogo da Universidade de Durham, as nuvens que são lançadas pelos vulcões se alcançarem certa altitude e se encontrar com uma corrente de vento podem viajar pelo planeta, o que seria o mesmo de sair uma nuvem de fumaça do Brasil e ir parar na América do norte, o pior de tudo é que essa nuvem cinza de fumaça fica ao mesmo nível de vôos dos aviões.
Por esses motivos é que são cancelados os vôos em países que tem erupção vulcânica, se caso estava indo para algum país e deu esse problema, não fique bravo, pois sua vida pode ter sido salva.

Nenhum comentário:
Postar um comentário